Luto

O ritual de velório em diferentes religiões

Respeitando sempre os costumes e religiões da família, nós da Anjos Assistência estamos sempre preparados para atender nossos clientes nesse momento difícil amparando os familiares com a cerimônia de velório de acordo vontades dos entes nessa última despedida. E cada religião tem seu diferencial, vocês conhecem?

 

ISLAMISMO   As mulheres devem sempre manter a cabeça coberta. O velório é um ritual simplesmente para cumprir as burocracias para o sepultamento, onde ai sim são realizadas as orações com os familiares próximos ao caixão e ocorre o enterro.

 

BUDISMO No Budismo os familiares oram na presença de um monge. Todos fazem as despedidas calmamente, pois eles acreditam que a morte é um processo de evolução do nosso ser, não acreditam em um fim definitivo. Os parentes levam ao velório um envelope, com uma quantia em dinheiro para ajudar os familiares com as despesas do funeral.

Um rosário budista é sempre colocado nas mãos do falecido. Textos sagrados são recitados e alimentos e água são oferecidos em um altar; é um símbolo de desprendimento do nosso corpo físico, também são acesos velas e incensos junto ao caixão.

 

HINDUISMO Todos os óbitos de falecidos hindus são encaminhados para a cremação, infelizmente aqui no Brasil as práticas de cremação de humanos são um pouco diferenciadas de outros países e sendo assim nem todos podem ser cremados, fugindo das práticas realizadas na India, onde a religião é mais forte.

 

JUDAISMO  Neste momento de despedida os familiares aproveitam para exaltar as coisas boas que o falecido fez em vida: conversam sobre os bons atos e fazem orações em volta do caixão rodeados de velas para que o espírito encontre seu caminho iluminado. Para os judeus o ato de dar os pêsames não é bem vindo, eles acreditam que o melhor neste momento de dor é o silencio, somente orações são pronunciadas em volta do caixão, que normalmente fica fechado.

 

CRISTIANISMO O cristianismo é a religião mais comum em nosso país e a maioria dos velórios seguem esse padrão de despedida, onde os familiares, em uma cerimônia recebem as condolências, o caixão fica aberto para que os familiares possam fazer orações e as ultimas homenagens. Na maioria dos casos o corpo é velado por 24 horas e seguido p

elo cortejo de sepultamento, onde todos seguem juntos acompanhando o carro funerário até o cemitério.

Os católicos recebem a presença do padre e o caixão tem velas ao redor, também para simbolizar a luz de Cristo ressuscitado, são acesas para iluminar a alma até a eternidade.

Independente da religião, credo ou ritual neste momento de despedida é muito importante fazer aquilo que está a sua altura para a despedida, pois este momento é fundamental para a passagem do luto melhorando os sentimentos de culpa, as orações trazem tranquilidade, ajudam na aceitação da morte e até mesmo melhora o relacionamento interpessoal dos presentes.

Nós da Anjos  Assistência sempre buscamos ajudar as famílias enlutadas que procuram nossos serviços e sempre orientamos a grande importância dos planos preventivos, e do conhecimento de uma empresa de qualidade neste momento de dor e de tamanha importância para a família na última despedida.

 

 

Estamos atendendo normalmente em nossas unidades 24horas. Acesse nosso site e conheça nossos serviços www.anjosassistencia.com.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *