Luto

Luto, suas fases: o tempo e a superação!

Luto

A perda gera um processo sentimental bastante difícil de lidar, curar e passarmos por ele. Quando perdemos alguém a angústia causada, a falta diária da pessoa é bastante dolorosa, mas muito importante vivenciar este momento, sentir, chorar e pensar em seguir em frente. Para cada um de nós o processo de cura será diferente, e por isso o luto é dividido em algumas fases para que possamos entendê-lo.

Quando alguém que você ama morre nem sempre conseguimos ser fortes, mas também sorrir e se divertir não quer dizer que você não está ligando. Diversos sentimentos veem a tona: a raiva, a culpa, todos esses até chegar a calmaria, as lembranças e a saudade boa é um processo demorado.

Fases do LUTO:

NEGAÇÃO – Normalmente  a primeira etapa que o enlutado passa, quando “ tá tudo bem!” “ Tudo vai voltar a ser como era!”

RAIVA – As fases do luto não necessariamente ocorrem em ordem, ela pode vir com todos os sentimentos, um de cada vez, aqui, na raiva é quando a pessoa começa a não acha justo o que aconteceu, questionar religião… “ Não aceito que isso esteja acontecendo!”

BARGANHA – “Eu faria qualquer coisa…” a não aceitação quando chega nessa fase de barganha é para buscar algum tipo de acordo, que não irá existir, por não ser possível voltar. Na maioria dos casos é uma passagem rápida, pois logo é percebido que nada será como antes.

DEPRESSÃO – Sem conseguir ultrapassar a tristeza o enlutado acredita que a vida não tem mais sentido, fica triste e deixa de fazer atividades rotineiras

ACEITAÇÃO – Enfim é entendido o momento, há aprendizado e nessa fase é possível enxergar a realidade. A perda aconteceu e precisamos entender que era pra ser assim, agora seguir em frente para melhorar!

Mas alerta: se já se passou o tempo do luto e você ainda está precisando de ajuda; procure um profissional para te ajudar. Um especialista irá, com certeza, te colocar no melhor caminho para os seus novos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *